sábado, 11 de novembro de 2017

Uma Rubrica com Luis Tomás

Boas Pescadores,

Uma Rubrica com Luis Tomás



Quem foi o teu grande impulsionador para te tornares um Spinner e que tem deus dicas para começar, se é que tiveste alguém?
Olá amigo, no que diz respeito ao spinning, o impulsionador fui eu próprio e a internet e o relatos que ia vendo em blog's e foruns da modalidade, que me fizeram investir em material e experimentar este tipo de pesca.


Quando vais fazer spinning que tipo de material levas? E o que te optas por levar?
Levo o material essencial para qualquer pescador e tento escolher as amostras que á partida irei usar mais consoante a hora e local da pesca e consoante o estado do mar, embora hajam algumas que têm sempre lugar reservado.

Spinning para ti é visto como pesca, objetivo apanhar peixe ou tem outros motivos (sair da rotina, aliviar stress, etc)?
O objectivo é ir á pesca, o que para mim significa estar em contacto com o mar e a natureza, respeitando-os, e também muito importante estar com colegas e amigos que têm o mesmo vicio, é claro que apanhar peixe também é muito importante, mas se o objectivo fosse só esse á muito que já tinha desistido, embora quando as grades se acumulam a moral fique em baixo mas a vontade de ir á pesca essa nunca acaba.

Qual é para ti a melhor maré para a prática de spinning?
Tudo depende do pesqueiro escolhido, mas nos pesqueiros que frequento, a maré vazia é a minha preferida, marés de lua mas não muito grandes.

Qual é para ti a melhor hora para fazer spinnig?
Captura-se robalos a qualquer hora do dia, mas acho que é consensual que desde o pôr do Sol até ao amanhecer é quando o peixe está mais activo, para mim as melhores horas são a madrugada e amanhecer, é o periodo em que insisto mais e vou tendo alguns resultados.

Qual é o teu tipo de pesqueiro favorito, e porquê?
Onde mais gosto de pescar é em pesqueiros de fundo rochoso, mas temos de estar atentos ás condiçôes e quando se formam bons pesqueiros na areia é lá que temos de insistir, mas procurar o peixe de pedra em pedra é algo que gosto de fazer.

Quando vez o estado do mar, qual é a tua primeira escolha do tipo de amostra?
Aquela que achar mais indicada para o estado do mar e pesqueiro, na pedra a maioria das vezes é vinil, na areia amostras mais finas ou mais gordas consoante a altura da maré e estado do mar.

Para ti qual foi até agora o tipo de amostra que te deu mais alegrias?
Varias, vinis principalmente Black Minnow e S.A. , rigidas talvez a Maria Angel Kiss e a Daiwa Saltiga, tudo depende das condiÇôes e do pesqueiro.

Até agora qual é que foi a tua maior pescaria? E exemplar? (Foto)
Ao spinning nunca consegui passar dos 3 exemplares, á boia d'água consegui fazer uma pesca de 16 robalos em cerca de hora e meia. O maior exemplar foi um robalo de 5:850 kg, nada de especial mas estou confiante que brevemente virá maior.

O que pensas sobre o futuro desta modalidade?
O Futuro da modalidade penso que não está em causa, apesar das noticias que se ouvem de cada vez haver menos peixe, e nós sabemos disso, veem-se muitos pescadores com curiosidade e a investir em material de spinning, agora no que toca a capturas essas sim têm tendência a diminuir, os pescadores lúdicos são muitos, felizmente a maior parte tem consciência e devolve os peixes sem medida, mas com a pesca profissional já não é bem assim, o objectivo é capturar o mais possivel sem olhar a tamanhos nem medidas, nós passamos meses e anos a tentar cravar um peixe de 5 ou 6 kgs, e para os profissionais ter 1 kg ou 8 kg é quase a mesma coisa, é mais um para o monte, mas os profissionais vivem da pesca e temos que respeitar isso, nós vivemos com a pesca.


Algumas fotos das pescarias do Luis
 

 












Obrigado Luis, Bons Lances



1 comentário:

Luís Tomás disse...

Obrigado amigo.
Saúde da boa é o que eu desejo pra continuarmos a nos encontrar por lá e cravar uns peixitos de vez em quando.
Abraço