sexta-feira, 28 de março de 2014

14 & 15 Março a Bombar Neles



Não me quero lamentar mas penso que estejam de acordo, tem sido um inverno bastante rigoroso, com condições extremas e sem dar condições para se poder pesca.
Finalmente esta semana o mar já se apresentou com melhoria de se poder pescar, não podia falhar, o meu companheiro Nuno Sousa já tinha conectado com algum pessoal da Nazaré, o Teixeira, o Désio e o Vítor não sabia-mos muito bem para onde ir, o mar estava a cair, bom sinal para um fazer um assalto á robalada.




Assim que os camaradas chegaram por volta das 15:00 primeiro ponto assente, fazer reconhecimento dos pesqueiros, e assim começa a aventura,1º pesqueiro muito bom com bons fundos, pedras a mostra por todo o lado, areado nas malhadas,uma das minhas favoritas, 2º pesqueiro praia do Alemão a apresentar uma boa coroa bem ao nosso alcance e com um bom fundão, mais para norte apresenta uma zona de rochas pegando com a praia de Porto Vacas, 3º pesqueiro (praia das Amoeira a sul da praia de Santa Cruz) também apresentava uma boa coroa, mas esta um pouco mais longe.
Infelizmente não tinha-mos relatos de pescarias em nenhumas das praias, tinha-mos de tomar uma decisão, fomos petiscar antes de partir para mais um grande convívio de pesca, já de barriga cheia e mais confortáveis, pescar com fome ninguém merece, decidimos iniciar na praia do Alemão e ir para norte até onde os bichos derem sinal.

Carregamento as costas e ai vamos nós, tudo pronto, partimos em filinha de tartaruga, e zumba, zumba lança amigo lança, e nada, 1 horas a bater todos os cantos de passo a passo, nem sinal, nem queríamos acreditar, mar bom pesqueiro fantástico e nem um toque, passamos para a praia de porto vacas, e nada, nem um toque, estamos tramados disse eu, estava bem perto de chegar ao local sagrado, onde tenho tido boas recordação, tinha-mos de caminhar um pouco mais depressa porque a maré já estava a dar a volta e aquele pesqueiro é bom na maré vazia, o amigo Teixeira fez-me companhia para aquele pesqueiro, e  começamos a bater bem zona, o pesqueiro estava brutal, e fim de 30 minutos sem parar de lançar nem um toque, e o mar já subia, e zumba zumba e nada novamente, entretanto o meu companheiro foi andando, eu aguardei mais um pouco, estava a espera que enche-se mais um pouco para poder lançar a vontade para outra zona, troco de vinil, pego num laranja e amarelo novinho, e no primeiro lançamento pumba pumba, zzzzz o drag já necessitava de ajuda, aperto mais um pouco e começo a recuperar devagar, já estava a suar, não podia perder esta oportunidade de facturar um belo robalo, pelas cabeçadas  que dava o bicho já era de bom porte, já estou a ganhar vantagem, e pumba coloco-o a seco. Faço sinal para o resto do pessoal, e nem querem saber, voltaram para traz.
Eu ainda bati mais um pouco mas sucesso, já com a maré a encher bem, tenho mas é de me pirar daqui, senão não saio. Cá com um belo robalo d 2,200kg no papo.
E vou ter com os camaradas para  ver se apanharam alguma coisa,  o Désio também a facturar um belo robalo. Ainda voltamos ate ao inicio da praia do Alemão a bater fino as praias mas não saiu mais nada.
E assim terminou o meu dia 14 Março.

Material utilizado:
Cana – Daiwa TournementeSw AGS 90 R - 2,70mt
Carreto- Daiwa Certate 3012 H
Fio- muitifilamento power pro 0.19
Amostra- Black Minnow 120mm cor laranja e amarelo

                                                                         

Lamento as fotos não estarem na melhor qualidade, como era de noite e sem luz não e possivel fazer melhor...





 




15 Março

Sem perder tempo, já tinha marcado esta jornada com o meu amigo João Batista, o camarada Nuno não podia ir, eu  estava motivado com a captura na  noite anterior, nem as armas arrumei, pelas 7 da matina e já acelerado para o pesqueiro onde já estava o João a bater a zona, praia de Cambelas, situada perto do Barril a norte da Ericeira, uma zona bastante rochosa uma ameaça para os vinis, assim que chego ao spot já o João  tinha um robalo no saco, eu coloco-me um pouco mais a sul dele, e toca de lançar com força para chegar a zona de rebentação, coloco vinil black minnow Laranja e amarelo o que me tinha dado sorte na noite anterior, mas as águas aqui já estavam um pouco mais claras, 20 minutos nem um toque, já estava com os olhos a bater mal, troco de vinil para a cor kaki, já me tinha dado boas memorias, e nada, mudo de spot, avanço para outra pedras mais a frente  já com o  mar a chegar ao joelhos, e toca de lançar, e não foi do 1º foi no segundo, senti uma porrada, pumba, pumba, eu disse ao João, já está, e de repente deixei de sentir o peixe, e já foste, em segundos pumba, pumba pumba outra vez, andas a gozar comigo, tinha de ser tirado milimetricamente com tanta rocha poderia perde-lo facilmente, e coloco a seco, já com uma na bagagem, e volto ao mesmo sitio, agora sim, 1º lançamento e pumba, pumba outra vez, é lá já estou em delírio, esta a correr bem, coloco –o a fazer companhia ao amigo que estava dentro do saco. Sem perder tempo, volto a atacar, estive ali mais uns 20 minutos, nem mais um toque. Já satisfeito com os meu resultados, faço as malas e vou descansar.
Material utilizado:
Cana – Daiwa TournementeSw AGS 90 R - 2,70mt
Carreto- Daiwa Certate 3012 H
Fio- muitifilamento power pro 0.19
Amostra- Black Minnow 120mm cor Kaki










                                                     

9 comentários:

Jota disse...

Boas Nelson!!!

Belas pescas :) e belas estreias da cana e do carreto!! A minha cana e o carreto ainda estão a zeros looool

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Isso é que foi bombar neles... :)
Depois de o mar dar um pouco de descanso, foste logo a eles e conseguiste bombar bem!
Parabéns pela capturas!

Abraço

Nuno Sousa disse...

Boas Nelson,

eu a vê los passar ..para próxima levo a placa (STOP)...saúde.

Pedro Nunes disse...

Alô Nelson!
Com certeza umas investidas bem entretida, quando apanhamos um peixe ficamos sempre motivados para a investida seguinte :)
Parabéns pelos peixes e força aí sempre que o mar deixar.

Spinning Adventure disse...

Boas pessoal, foram mesmo dois de cheios de emoção, só foi pena não sair mais, para a malta animar mais um bocado, mas a pesca e Assim mesmo..

Abraco pra todos..

Pedro Franco disse...

Boas Nelson,
o mar deixou e tu não perdoaste, com as novas artes e uns vinis bem engendrados safastes as jornadas com uns peixes jeitosos.
Que venham mais desses ou maiores.
Um abraço e cuidado com as tendinites he he...

Inácio disse...

Boas Nélson ;)

Epah! Isso é que foi uma bela estreia do material!
Parabéns pela estreia e pelas bonitas capturas!
Agora que venham mais e melhores!

Grande Abraço!

Spinning Adventure disse...

E verdade Pedro, ainda não mês safei das tendinite, mesmo assim não se pode perdoar.. Agora e só esperar pelo mar melhorar para atacar de novo.. Abraco

Spinning Adventure disse...

Boas Inácio,
Melhor estreia era impossível, a cana e brutal, e apenas com 2,7mt.. E o carreto uma maquina, conjunto perfeito, temos de marcar ai uma pescaria com o pessoal todo..

Abraço